Sistema Goodyear Welted

Sistema
Goodyear Welted

O Palmilhado Artesanal Manual, o atual “Goodyear Welted”, é uma arte ancestral passada de geração em geração, porém, muito morosa e árdua para as mãos dos artesãos.
No final do século XIX, de modo industrializar este palmilhado, o Sr. Charles Goodyear Jr. viria a inventar a primeira máquina que combinaria, de forma excecional, o trabalho manual e industrial para a realização de um método tão distinto e de excelência.
Portugal é dos poucos países que domina a arte do palmilhado Goodyear e que conta com as mãos e mestria única dos nossos artesãos, sendo este o processo eleito, por excelência, pela Trofal.
A palavra Goodyear vem do nome do inventor, enquanto “Welt”, é a palavra em inglês para “vira”, ou seja, pedaço de tira em couro.
A máquina desenvolvida pelo Sr. Charles Goodyear Jr. conseguia costurar a vira à parte superior da sola e à palmilha de montagem, fazendo um ponto de fixação. Uma vez unidas a sola e entressola ao couro, uma segunda máquina irá costurá-las novamente à vira.
Um processo revolucionário que fora, até então, realizado manualmente pelos artesãos de forma morosa e árdua.


1. Palmilha
2. Cortiça
3. Entressola
4. Sola
5. Pele Gáspea
6. Vira
7. Cosidos

A combinação da construção com materiais de elevada qualidade, nomeadamente, cortiça, palmilha de conforto e alma (suporte em metal ao meio do pé) dá origem a um calçado sem igual.
Esta construção permite que o calçado tenha um conforto excecional, uma vez que a palmilha adapta-se ao pé e o suor é absorvido.
A resistência e durabilidade do calçado Trofal construído neste sistema é substancialmente superior aos outros sistemas, permitindo ainda reparações que lhe aumentarão o tempo de vida de muitos anos.
A construção “Goodyear Welted” destaca-se de todos os métodos, como sendo o mais complexo, de maior qualidade, mais duradouro e com um conforto extraordinário.