Tecnologia

Palmilhado Artesanal Manual, atualmente conhecido como Goodyear Welted

O método de fabrico tradicional “Palmilhado Artesanal Manual” destaca-se pelo conforto, com vantagens em termos de respirabilidade, flexibilidade, isolamento contra frio e calor, apresentando grande durabilidade. Tem ainda a vantagem de ser fácil de reparar, e a Trofal garante a reparação do seus artigos. (LER MAIS em “Serviços – Reparação de Calçado”)

 
  1. Gáspea
  2. Forro
  3. Cosido Palmilhado
  4. Sola
  5. Língua
  6. Isolante de Cortiça
  7. Palmilha
  8. Cosido da Sola
  9. Vira
Fases do Processo de Fabrico da Trofal

1 – Design, modelação e desenvolvimento
Na Trofal, após o briefing com o cliente, desenvolvem-se internamente os modelos no gabinete técnico, onde é efetuado o design e um acompanhamento rigoroso do protótipo ao longo das diversas fases do processo de fabrico. Após a aprovação do mesmo, segue-se a produção da encomenda.

Quialidade

2 – Seleção da matéria-prima
É feito um rigoroso controlo em todas as peles e outros componentes de modo a garantir que são os mais adequados para o tipo de calçado a fabricar.

3 – Corte
As peles têm de ser cortadas por um grande conhecedor para que cada peça seja cortada da zona da pele adequada de modo a poder depois moldar-se corretamente à forma do pé.

4 – Costura
As junções de todas as peças de pele cortadas são cosidas de modo a formarem, num todo, a parte superior do calçado.

5 – Montagem
A parte superior do calçado já costurado, é montado na forma com a configuração do pé onde é unida à palmilha de couro vegetal, já deflorada e previamente preparada para coser. Segue-se a “Costura Palmilhada” em que une a palmilha à parte superior do calçado com uma tira em couro chamada vira.
A “caixa” debaixo da palmilha com cerca de 4mm de altura é cheia com cortiça flexível que permite a adaptação correta do pé ao calçado, absorvendo ao mesmo tempo o suor libertado.
É colocada seguidamente uma sola que é cosida à vira com fios naturais, seguindo-se o desbaste e preparação da sola e salto assim como, o tirar do calçado da forma.

6 – Acabamento
O bordo do calçado é pintado com tintas ecológicas e são utilizadas ceras naturais para dar o acabamento aos rastos, enquanto a parte superior é acabada com massas e polidos com escovas de lã para dar o toque uniforme e suave ao calçado. Após uma inspeção final rigorosa, o calçado é embalado na caixa adequada podendo ser incorporados junto os acessórios para sua melhor manutenção.